segunda-feira, 9 de maio de 2011

As plantas


As plantas

As plantas são seres vivos e. portanto, nascem, crescem, reproduzem-se e morrem. As plantas para se desenvolver precisam de ar, água, luz e calor. São muitos os tipos de plantas que habitam e nosso planeta.
Plantas terrestres são aquelas que vivem na terra e retiram do solo e do ar certas substâncias de que necessitam para viver. Plantas aquáticas vivem na água e retiram do ar, além da água, substâncias de que necessitam. Plantas aéreas são plantas que vivem em locais altos, como em árvores.
As plantas são muito importantes para os seres humanos. Podemos utilizá-las na alimentação, no vestuário, na indústria.

Partes das plantas
Um vegetal completo desenvolve raiz, caule, folhas, flores e frutos.
A raiz fixa a planta na terra e dela retira a água e os sais minerais.
O caule Sustenta flores, folhas e fruto.
As folhas são responsáveis pela respiração e fotossíntese das plantas.
As flores são responsáveis pela reprodução das plantas.
O fruto guarda as sementes, que dão origem a outras plantas.



Plano de aula

CONTEÚDO: As Plantas

OBJETIVO GERAL
Conhecer as partes das plantas e os diferentes tipos de existentes desses vegetais.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
·        Reconhecer as plantas como seres vivos.
·        Diferenciar os tipos de plantas em terrestres, aquáticas e aéreas.
·        Identificar as partes de um vegetal completo.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Aula expositiva e dialogada, apresentação e exploração do conteúdo, apresentação de cartazes, atividades orais e escritas.

RECURSOS
Quadro, giz, cartazes, texto impresso, caderno e imagens.

AVALIAÇÃO
Partindo dos objetivos propostos espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer as partes de uma planta, observar e descrever os diferentes tipos de plantas existentes. Os alunos serão avaliados, por meio da manifestação voluntária do interesse nas atividades escritas e orais desenvolvidas, durante a aula.
Desenvolvimento das atividades:
1º Passo: Exposição e apresentação de cartazes 
2º Passo:   Apresentação e análise do texto: As plantas. 
3º Passo:   Atividades escritas no caderno referente ao tema trabalhado.
4º Passo:  Atividade ilustrativa individual.
Finalização: Exposição das atividades ilustrativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário