segunda-feira, 9 de maio de 2011

O Núcleo de Estudantes Negras e Negros da UFPB (NENN/UFPB) realizará no dia 11 de maio de 2011, às 14 horas, no Auditório do Programa de Pós-graduação em Educação (Centro de Educação/UFPB), com o tema:

“A Diáspora Africana e a Política de Reparação no Brasil”

A reflexão sobre o tema proposto tem como inspiração os debates que nortearam o FÓRUM SOCIAL MUNDIAL realizado na cidade de Dakar no Senegal, que ocorreu de 6 a 11/02/11). A nossa reflexão sobre a diáspora cinge numa perspectiva do tráfico de escravos negros da África para Europa e depois para as Américas. Todo esse processo gerou a necessidade do debate sobre REPARAÇÃO, uma questão se constitui o cerne da diáspora africana no Brasil e África, passando a se constiuir uma questão de ordem internacional.
A exposição do tema será feita por ARNALDO SUCUMA, de Guiné-Bissau, que possui experiência em Ciências Humanas com estudos básicos em Guiné-Bissau e no Senegal. Graduado em Serviço Social pela UFPB, através do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G), sob responsabilidade do Ministério da Educação e Ministério das Relações Exteriores. Arnaldo Sucuma foi bolsista do Projeto Milton Santos e bolsista mérito por excelência acadêmica do Ministério das Relações Exteriores para alunos do PEC-G dos países conveniados. Participou também, como aluno voluntário de pesquisa sobre relações étnico-raciais e políticas públicas, com ênfase na educação e reformas do Estado. Atualmente, é mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco.
Contamos com a participação de todos e todas.


Núcleo de Estudantes Negras e Negros – NENN.UFPB



A comunidade negra tem que ser fiel a si mesma, fiel a seus antepassados, fiel à história de nossas lutas, e não deixar-se emprenhar pelo ouvido ao ficar escutando mensagens derrotistas, que se prestam a tirar a força, a energia e o ímpeto que o negro tem para lutar por seus direitos. É preciso dar continuidade à grande luta de Zumbi dos Palmares. O direito está a nosso favor"


Abdias do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário